Blog

Análise da alta velocidade de Paracetamol e suas impurezas do processo

Nota de Aplicação

Categoria: Análise Farmacêutica
Matriz: Remédios
Método: UHPLC
Palavras-chave: Controle de qualidade, analgésico e remédio antipirético, subprodutos industriais, acetaminofeno
Analitos: Paracetamol
ID: VPH3, 12/08, atualizado 01/10

Resumo: Essa nota de aplicação descreve um método gradiente usando uma coluna sub-2 µm para a determinação simultânea para nove impurezas relacionadas com o processo e um produto de degradação do paracetamol em menos de 2 minutos. A alta velocidade e confiabilidade do método torna-o adequado para análises de rotina no controle de qualidade de drogas de fabricação.

Laboratórios farmacêuticos exigem métodos ainda mais rápidos com maior eficiência e rápida resolução

O paracetamol é um ingrediente importante em numerosos medicamentos, devido à suas propriedades analgésicas e antipiréticas. Durante a sua síntese (Fig. 1), um total de 10 impurezas relacionadas com o processo são observadas (Fig. 2). Várias aplicações de HPLC foram desenvolvidas para a monitorização destas impurezas [1-2], incluindo a Farmacopeia Europeia que adotou um método de HPLC isocrático usando uma coluna C8 baseada em sílica com 5 µm de tamanho de partícula, que exige um tempo de execução de 45 minutos [ 3]. Ao usar um método de gradiente e instrumentação padrão de HPLC, a análise pode ser reduzida para 7 min [4].

Para se manterem competitivos no entanto, laboratórios farmacêuticos exigem métodos ainda mais rápidos com maior eficiência e rápida resolução. Estas prioridades têm levado ao desenvolvimento estável de colunas sub-2 µm que pode atender a essas demandas. Em comparação com colunas 5 µm, colunas sub-2 µm oferecem tempos mais curtos de análise, melhorias na resolução, sensibilidade e capacidade máxima.

Paracetamol

Preparação da amostra experimental

Derivados de paracetamol podem ser extraído a partir de matrizes simples, tais como formulações de fármaco (após homogeneização) com água em um banho de ultrassons. Apenas a 100 mg do total da amostra são transferidos para um balão volumétrico de 100 ml. Aproximadamente foram adicionados 80 ml de uma mistura de metanol e água a 50% e a amostra foi agitada. Após 20 min de tratamento em um banho de ultrassons, a solução da amostra foi arrefecida e o volume foi ajustado para 100 ml com água. Antes da injeção, a amostra foi filtrada através de um filtro de seringa de 0,45 µm.

Preparação de uma solução de padrão experimental

Todas as soluções padrão foram preparadas com metanol. 0,2 g de cada substância a ser examinada foi dissolvido em 10 ml de metanol. 1 ml da solução de teste foi diluído para 50 ml usando fase móvel. 5 ml desta solução foram diluídos para 100 ml com fase móvel. A concentração final de cada composto no padrão foi 0,020 mg / mL.

paracetamol 2

graficos paracetamol

Utilizando um sistema da KNAUER modelo PLATINblue UHPLC e uma coluna BlueOrchid C18 1,8 µm, o paracetamol e dez impurezas foram separadas com êxito em menos de 2 min (Fig. 3), mais de 3x mais rápido do que o método de gradiente de HPLC convencional [4] e mais do que 15x mais rápido do que o método isocrático proposto pela Farmacopeia Europeia. Além disso, o método UHPLC necessita apenas de um quinto do volume da amostra e o consumo de eluente por amostra foi reduzida em mais de 80%. A análise da formulação farmacêutica mostrou claramente a quantidade de traços na ordem (0,02% w / w) do produto de degradação de 4-aminofenol (Pico 1).

O limite de detecção (LOD) para todos os compostos estava na faixa de 0.01-0.08 µg / ml . Tempo de retenção de reprodutibilidade do método UHPLC estava na faixa de 0,1-0,7% de RSD (n = 5).

paracetamol 3

Conclusão:  A análise da alta velocidade do paracetamol e das suas impurezas no processo relacionado numa formulação farmacêutica ilustra como laboratórios de análise podem beneficiar de colunas sub-2µm como BlueOrchid em combinação comum ao sistema de UHPLC como PLATINblue, em termos de separação mais rápidos, de maior resolução, maior sensibilidade e consumo reduzido da fase móvel.

 

 

paracetamol 4

Contato:

Dctech Instrumentação Ltda – Representante KNAUER no Brasil

E-mail: vendas@dctech.com.br

 

Aplicação, HPLC , , , ,